Usando quotas de disco
# apt-get install quotatool
No Fedora, você precisa apenas instalar o pacote "quota" usando o Yum:
Em seguida, é necessário carregar o módulo "quota_v2", que ativa o suporte necessário no Kernel:
Para que ele seja carregado automaticamente durante o boot, adicione a linha "quota_v2" no final do arquivo "/etc/modules", ou adicione o próprio comando "modprobe quota_v2" no final do arquivo "/etc/rc.d/rc.local" ou "/etc/init.d/bootmisc.sh" (esse passo não é necessário no Fedora Core 5, onde o suporte a Quota vem compilado no executável principal do Kernel).
Com o módulo carregado, o primeiro passo da configuração é alterar a entrada no fstab que monta a partição, de modo que o suporte a quotas de disco seja ativado. Abra o arquivo "/etc/fstab", localize a linha referente à partição e adicione os parâmetros "usrquota,grpquota" logo após o "defaults". Se você está ativando o Quota para a partição "/home", a linha seria parecida com:
Depois da alteração, a linha ficaria:
Ao usar uma partição formatada em ReiserFs, a linha ficaria:
Se o diretório home (ou qualquer outro diretório onde você deseja aplicar as quotas) faz parte do diretório raiz e você deseja primeiro migrá-lo para uma partição separada, o processo é o seguinte:a) Instale o novo HD, particione-o e formate a partição de destino.
b) Monte a partição de destino em um diretório temporário usando o comando mount, como em:
# mount /dev/sdb2 /mnt/sdb2c) Certifique-se de que nenhum usuário ou processo está usando o servidor. Se necessário reinicie a máquina e desconecte-a da rede.
d) Copie todos os arquivos do diretório atual para o raiz da nova partição, usando o comando "cp -a" (que copia recursivamente e mantém as permissões de acesso), como em:
# cp -a /home/* /mnt/sdb2/e) Desmonte a partição e monte-a novamente no diretório de destino, como em:
# umount /mnt/sdb2
# mount /dev/sdb2 /homef) Verifique se todos os arquivos e diretórios foram copiados para os locais corretos. Montar a partição sobre o diretório antigo não subscreve os arquivos antigos, que ficam apenas ocultos. Se algo der errado, você pode restaurar o diretório anterior simplesmente desmontando a nova partição.
g) Com tudo verificado, adicione a entrada no "/etc/fstab", especificando a partição, o diretório onde ele ficará montada, o sistema de arquivos e os parâmetros do Quota, como em:
/dev/sdb2 /home ext3 defaults,usrquota,grpquota 0 2
h) Reinicie o micro (ou remonte a partição) e continue com a configuração do Quota, seguindo os passos a seguir. :)
Em seguida você deve criar os arquivos "aquota.user" e "aquota.group" (onde ficam armazenadas as configurações do Quota) no diretório raiz da partição. Se você está ativando o Quota para a partição montada no /home, então os dois arquivos serão "/home/aquota.user" e "/home/aquota.group".
Por enquanto, vamos apenas criar dois arquivos vazios, usando o comando touch. É importante que ambos fiquem com permissão de acesso "600", de modo que apenas o root possa acessá-los ou fazer modificações. Os comandos são executados com a partição montada:
# chmod 600 /home/aquota.user
# touch /home/aquota.group
# chmod 600 /home/aquota.group
Depois da configuração inicial, é recomendável reiniciar o servidor, para que os scripts de inicialização se encarreguem de formatar os dois arquivos, montar a partição usando os parâmetros corretos e outros passos necessários.
Naturalmente, é possível também aplicar as alterações sem reiniciar o servidor. Nesse caso, é necessário fechar todos os programas e serviços que estejam acessando arquivos dentro da partição e remontar a partição (para que sejam aplicados os parâmetros incluídos no fstab) usando o parâmetro "-o remount" do mount, como em:
Para verificar se a partição foi montada corretamente, usando os parâmetros do quota, execute o comando "mount" (sem parâmetros) e veja se o "usrquota,grpquota" adicionados ao fstab aparecem nas propriedades da partição:
...
/dev/hda2 on /home type ext3 (rw,usrquota,grpquota)
Os arquivos "aquota.user" e "aquota.group" devem ser formatados em um formato especial antes de poderem ser usados pelo quota. Se você reiniciou o sistema depois de criar os arquivos, provavelmente o script de inicialização do quota já deve ter feito isso, caso contrário é necessário rodar o comando "quotacheck" para que ele faça seu trabalho:
O quotacheck faz a verificação inicial dos arquivos e usuários, gerando uma tabela oculta que lista os arquivos de posse de cada usuário. Esta tabela é usada pelo Quota para checar o espaço ocupado por cada um e é atualizada em tempo real conforme novos arquivos são gravados.
Da primeira vez que ele é executado, exige uma mensagem de erro avisando que os arquivos "aquota.user" e "aquota.group" estão danificados (afinal, eles são arquivos vazios), mas isso é esperado. A função dele é justamente corrigir o problema:
quotacheck: WARNING - Quotafile /home/aquota.group was probably truncated. Cannot save quota settings...
quotacheck: Scanning /dev/hda2 [/home] done
quotacheck: Checked 36 directories and 331 files
Depois de executá-lo, você perceberá que os arquivos "aquota.user" e "aquota.group" aumentaram de tamanho, indo dos zero bytes iniciais para alguns kbytes, sinal de que o quotacheck fez seu trabalho:
-rw------- 1 root root 7,0K 2008--01-25 08:24 aquota.user
...
Com tudo pronto, ative o uso das quotas usando o comando "quotaon", seguido da pasta onde está montada a partição, como em:
Se precisar desativar temporariamente o uso das quotas, use o comando "quotaoff", como em:
1 Comments:
Para sua informação este blog é simplesmente para eu guardar artigos bons e que eu utilizei e que eu venha a utilizar novamente... Assim ao invés de eu guardar o link em um "Favoritos" eu guardo eles aqui sendo que o Artigo no blog do autor pode ser apagado como já aconteceu e eu fiquei sem saber onde conseguir a documentação para ajuda. Se eu puder posso bloquear acesso a este para que só eu possa acessá-lo.
Obrigado! Há! Este blog é uma copia automática de um outro. (back-up)
Postar um comentário
<< Home