quinta-feira, março 20, 2008

Como abrir arquivos com extensão UIF no linux

Link original http://jfmitre.blogspot.com/2008/01/como-abrir-arquivos-com-extenso-uif-no.html

Quando o MagicDisc é instalado ele, entre outros arquivos, cria um arquivo chamado miso.exe. Esse arquivo é o real motor do programa. E olha que maravilha : funciona no terminal !.

Então, o que fazer ? Se a sua instalação estivar no local padrão, como a minha, executar a linha abaixo:

wine "~/.wine/drive_c/Arquivos de programas/MagicISO/miso.exe"

Do jeito que eu escrevi acima, vai aparecer o manual do programa, com usas opções e modos de uso e o mais fácil, exemplos, como o que eu coloco abaixo, uma conversão de um arquivo uif para iso:

miso tools.iso -conv iso tools.uif

A única coisa importante a ter em mente é que esse manual foi escrito para um usuário windows, então onde você vê a linha acima, deve ler (em uma única linha):

wine "~/.wine/drive_c/Arquivos de programas/MagicISO/miso.exe" tools.iso -conv iso tools.uif

Se alguém, além de mim, acha que essa linha é muito incômoda (e grande), crie um script tal qual:

#!/bin/bash
wine "/home/mitre/.wine/drive_c/Arquivos de programas/MagicISO/miso.exe" $*
Ou um alias no .bashrc,
alias all2iso='wine ~/.wine/drive_c/Arquivos\ de\ programas/MagicISO/miso.exe'
Eu optei por um script, por considerar mais prático (eu não quero esse alias carregado na memória o tempo todo) e o chamei de all2iso porque ele permite converter muitos formatos em iso e vice-versa, não apenas o uif e também porque eu utilizo um alias chamado "miso" para "montar isos". Claro que para a maior parte do formatos possíveis de serem convertidos com essa ferramenta (se não todos os outros além do uif) possuem ferramentas ou scripts nativos do linux que fazem o serviço de conversão.

Se alguém está se perguntando porque alguém criou e usou esse formato pode ler a resposta nesse outro artigo do mesmo autor.

Fracamente, eu não gosto de nada que me obrigue a fazer tanto exercício por um arquivo, mas vai lá, ele existe e nós temos muitas vezes que conviver com isso.

* O melhor seria dizer: não funcionou como devia. O wine ainda é um programa complexo, só porque não funcionou comigo não quer dizer que não funcionará contigo, mas sim de que é possível existir muita gente com o mesmo problema.