segunda-feira, março 08, 2010

GIMP - Redimensionando e imprimindo imagens sem mist�rios

O GIMP oferece algumas op��es e di�logos para definirmos o tamanho das nossas imagens, a resolu��o e o tamanho para impress�o.

Mas como assim, definir esses valores?? Eles s�o caracter�sticas pr�prias da imagem, certo??

Por incr�vel que pare�a, n�o.

O mais importante a se entender � que quando uma c�mera digital faz uma foto, ela *n�o tem* um tamanho absoluto, ou fixo. E tamb�m n�o tem uma resolu��o absoluta.

S� o que ela tem s�o duas dimens�es dadas em pixels. Mas essas dimens�es n�o est�o vinculadas a uma unidade de medida f�sica. Isso n�o � curioso?

Mas na impress�o de imagens, entre os designers, artistas digitais e bir�s gr�ficos, existe um tabu (ou um mantra, se voc� preferir), que diz que temos que usar a resolu��o de 300dpi para obter uma boa impress�o. Voc� j� deve ter ouvido isso alguma vez. Est� certo?

Depende.

Como a resolu��o de 300dpi se tornou um mantra, isso acaba criando uma rela��o conhecida entre os pixels da imagem e uma medida real, que � a polegada. Exemplo: Se a sua imagem tem 900 pixels de largura, em 300dpi ela fica com 3 polegadas de largura, quando impressa. Note que dpi s�o dots per inch, ou pontos por polegadas.

No GIMP voc� tem acesso a estes dados sobre a imagem indo no menu Imagem. L� existe tanto a op��o "Tamanho para Impress�o" quanto "Redimensionar Imagem". Ali voc� pode redefinir estes par�metros bem como mudar as unidades, se achar que polegada � inc�modo demais...

Mas n�s n�o precisamos continuar rezando o mantra dos 300dpi, certo?

Certo.

Uma imagem impressa em 300dpi ser� de boa qualidade na maioria das situa��es, e � para isso que existem valores defaults para as coisas: para dar mais ou menos certo mais ou menos sempre. Mas n�s podemos come�ar a abandonar esse valor default, se entendermos conceitualmente algumas coisas sobre impress�o de imagens:

Quando uma impressora imprime um ponto no papel, a tinta pode espalhar-se sobre a superf�cie, ocupando uma �rea maior do que a desejada. Em impress�o isso chama-se ganho de ponto, e depende do tipo e da densidade do papel, do tipo de tinta, da impressora, enfim, da combina��o entre equipamento e m�dia de sa�da.

Em papel jornal, por exemplo, o ponto � grande e perfeitamente vis�vel. Mas n�o nos incomodamos muito com isso, gra�as � habilidade do olho humano em se treinar para interpretar imagens, e remont�-las segundo nossa expectativa.

Algumas combina��es de papel e tinta podem chegar a ter ganhos de ponto como 20%, o que � bastante. Isso influencia a maneira como voc� vai perceber a imagem, j� que a resolu��o refere-se exatamente a densidade de pontos distribu�dos no papel. Em casos extremos pode acontecer de as tintas se misturarem indesejadamente no papel. Se as cores se unem, elas se transformam em novas cores (segundo a boa e velha teoria das cores) e a imagem come�a a se afastar da original.

S� existe vantagem real em imprimir algo em 300dpi se voc� testou o seu equipamento, sua tinta e a sua m�dia de sa�da (o papel) e concluiu que essa resolu��o realmente � melhor que, digamos, 250dpi. Ou, em outras palavras: s� com a combina��o correta de equipamento e m�dias voc� obt�m a qualidade que o padr�o de 300dpi oferece.

Mas se voc� tentar imprimir em 250dpi, ou 200dpi e perceber que n�o h� muita (ou nenhuma) diferen�a, ent�o voc� pode usar esse conhecimento para imprimir imagens maiores. Sim, porque com menor densidade de pontos, maior o espa�o ocupado pela imagem. E n�o h� nenhum problema em imprimir em 250 ou 200dpi (ali�s, em nenhum outro valor...).

Ou, por outro lado, voc� pode estar interessado em maior qualidade, em vez de tamanho. Nesse caso, pode tentar imprimir em um papel mais pesado. Os pap�is A4 mais comuns no nosso mercado s�o os de 75g/m2. Mas existem tamb�m os de 90g/m2. Pap�is de maior densidade podem ag�entar mais tinta sem aumentar o ganho de ponto. Isso quer dizer que voc� obt�m de fato a resolu��o que queria.

No di�logo Tamanho para Impress�o voc� pode experimentar com os valores de tamanho e resolu��o, sem alterar o tamanho real da imagem. Nesse di�logo essas grandezas s�o interdependentes. Repare que o GIMP faz essas opera��es quase instantaneamente. Isso acontece porque trata-se somente de escrever os novos valores nas meta-informa��es que v�o nos cabecalhos do arquivo. O programa n�o aplica nenhuma transforma��o real nos pixels.

Ent�o para redimensionar de verdade, � s� ir no di�logo Redimensionar imagem, definir o valor e correr para o abra�o. Certo?

Errado.

Em Redimensionar imagem, voc� pode sim, esticar a imagem, definindo valores de altura e largura maiores do que os originais. Para isso o GIMP aplica tranforma��es reais nos pixels da imagem (veja como demora mais, e usa cpu), inventando novos pixels para preencher o espa�o, at� chegar ao novo tamanho. Essa esp�cie de pilantragem digital � feita segundo crit�rios, � claro. O GIMP mede os pixels pr�ximos, faz c�lculos para tornar a imagem melhor poss�vel. Mas mesmo assim, lembre-se que isso � ru�do introduzido na informa��o fotogr�fica. Quando faz isso, o GIMP est� criando pixels que a c�mera n�o viu. Se voc� fizer alguns testes, ver� que isso funciona at� um certo limite, depois do qual o ru�do fica vis�vel e come�a a atrapalhar muito. E em geral, o aumento de tamanho n�o chega a ser vantajoso.

Da� que chegamos � �ltima conclus�o dessa dica: use sempre a configura��o que a sua m�quina tem para produzir a maior imagem poss�vel. Com pre�os baixos das m�dias de armazenamento, n�o vale a pena economizar espa�o. Voc� se arrisca a ter imagens de 640x480 que s�o visualiz�veis somente no monitor, e se quiser algum dia imprimi-las, ter� que, ou se contentar com fotos do tamanho de um cart�o de cr�dito, ou ent�o apelar para alguma pilantragem digital.

Uma refer�ncia r�pida: em uma c�mera de 6MP, o tamanho m�ximo do quadro � de aproximadamente 2000x3000. Usando nosso tabu de 300dpi, essa foto fica impressa em 6,67 x 10 polegadas. Em cent�metros, 17 x 25. Mal ocupa uma folha A4. Como voc� vai fazer aquele super-porta-retratos da sua viagem de f�rias, sem uma foto legal, grandona??

Boa gimpagem!!

Observa��o

N�o leve a minha defini��o de pilantragem t�o a s�rio. A ferramenta de redefinir tamanho da imagem est� l� por boas raz�es. �s vezes n�o temos acesso � imagem original, e n�o nos resta outra alternativa. Ou ainda, nem toda a imagem precisa ser informativa e acurada. Um trabalho art�stico pode utilizar o recurso de estourar pixels, para obter um dado efeito.

in http://www.qprocura.com.br/linux/dicas/3989/GIMP-_-Redimensionando-e-imprimindo-imagens-sem-misterios.html by Bruno Buys